O que é App Nativo ou Híbrido?

Muitas vezes antes de iniciar o desenvolvimento de um app mobile, o pessoal questiona se faz nativo ou híbrido, e o que é híbrido.

Antes de chegar a conclusão de qual caminho seguir precisamos ter claro o que é cada um:

Nativo

Aplicativo mobile programado na própria linguagem que a plataforma disponibiliza, por exemplo, o Android trabalha com Java e o IOS trabalha com o Swift.

Positivo: você tem a possibilidade de programar tudo que a plataforma escolhida oferece e geralmente fica um app bem leva mesmo completo.

Negativo: Se você precisa desenvolver para 3 plataformas, são 1 app X 3, você vai fazer 3 desenvolvimentos para 3 plataformas diferentes.

Híbrido

Aqui é onde o pessoal faz mais confusão, híbrido é um aplicativo que é praticamente uma casca com um pedaço de navegador web que possibilita o usuário navegar em um site responsivo através desta aplicativo casca.

Positivo: Faz um site responsivo só para todas as plataformas, e para cada plataforma cria-se um app com um “webview” que acessa o site responsivo.

Negativo: É muito lento. Pois cada tela baixa html, imagens, css e javascript para mostra-la.

SDKs Mobile

Lembra que falei que o pessoal confunde muito o híbrido? É com este cara aqui, e é uma pena, pois SDKs Mobile acelera muito o desenvolvimento  multi plataformas e com uma qualidade muito bacana. O SDK Mobile são softwares e/ou componentes que possibilitam fazer aplicativos nativos com apenas um único desenvolvimento, você desenvolve na linguagem do componente e ele gera aplicativos nativos para as plataformas que você desejar.

Positivo: 1 desenvolvimento para várias plataformas de uma única vez.

Negativo: Conforme a necessidade o app pode ficar pesado e/ou lento, e ai você vai ter um pipino na mão. Ideal para projetos novo ou intermediários, coisas hard pode não ser uma boa estratégia.

Os SDKs mais conhecidos: Ionic, React, AppCelerator e Xamarim.

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *