O que é App Nativo ou Híbrido?

Muitas vezes antes de iniciar o desenvolvimento de um app mobile, o pessoal questiona se faz nativo ou híbrido, e o que é híbrido.

Antes de chegar a conclusão de qual caminho seguir precisamos ter claro o que é cada um:

Nativo

Aplicativo mobile programado na própria linguagem que a plataforma disponibiliza, por exemplo, o Android trabalha com Java e o IOS trabalha com o Swift.

Positivo: você tem a possibilidade de programar tudo que a plataforma escolhida oferece e geralmente fica um app bem leva mesmo completo.

Negativo: Se você precisa desenvolver para 3 plataformas, são 1 app X 3, você vai fazer 3 desenvolvimentos para 3 plataformas diferentes.

Híbrido

Aqui é onde o pessoal faz mais confusão, híbrido é um aplicativo que é praticamente uma casca com um pedaço de navegador web que possibilita o usuário navegar em um site responsivo através desta aplicativo casca.

Positivo: Faz um site responsivo só para todas as plataformas, e para cada plataforma cria-se um app com um “webview” que acessa o site responsivo.

Negativo: É muito lento. Pois cada tela baixa html, imagens, css e javascript para mostra-la.

SDKs Mobile

Lembra que falei que o pessoal confunde muito o híbrido? É com este cara aqui, e é uma pena, pois SDKs Mobile acelera muito o desenvolvimento  multi plataformas e com uma qualidade muito bacana. O SDK Mobile são softwares e/ou componentes que possibilitam fazer aplicativos nativos com apenas um único desenvolvimento, você desenvolve na linguagem do componente e ele gera aplicativos nativos para as plataformas que você desejar.

Positivo: 1 desenvolvimento para várias plataformas de uma única vez.

Negativo: Conforme a necessidade o app pode ficar pesado e/ou lento, e ai você vai ter um pipino na mão. Ideal para projetos novo ou intermediários, coisas hard pode não ser uma boa estratégia.

Os SDKs mais conhecidos: Ionic, React, AppCelerator e Xamarim.

By | 2018-05-11T18:18:56+00:00 13/01/2018|Mobile|0 Comentários

Sobre o Autor:

Com mais de 20 anos de experiência em internet, consolidou uma plataforma para as imobiliárias se tornarem online, além disso, ele traz aqui aqui as melhores estratégia de marketing para sua imobiliária ter presença na internet.

Comentar Aqui